Você é desorganizado ou precisa se organizar mais?

  1. Início
  2. chevron_right
  3. Artigos
  4. chevron_right
  5. Organização
  6. chevron_right
  7. Você é desorganizado ou precisa se organizar mais?

Quando penso em organização, imagino muitas pessoas (eu já fiz isso e ainda faço) pensando ser muito desorganizado e precisa se organizar.

Em uma pesquisa ampla que venho fazendo há muito tempo, desde 2012 quando iniciei minha carreira como programador, busco compreender o que é organização nos diferentes ramos de atuação e nos diferentes tipos e perfis de personalidade. Percebi que a maioria, repito, a maioria se acha desorganizada!

Cheguei à seguinte conclusão: não estrague o seu dia! Não coloque um caminhão de pedras na suas costas achando que é um desorganizado, que está sempre querendo se organizar e não consegue, isso é sua mãe que dizia (risos). Nós somos seres humanos, a ponto de errar a qualquer momento e se acharmos que só erramos, vamos olhar somente para essa ótica, sendo que, erramos ao tentar acertar e acertamos com os erros, sendo assim nós acertamos e não erramos, não é?? Não se engane, não é não, mas também não somente erramos! Seguindo esse vai e volta de erros e acertos, essa confusão mental que criei, entenda que da mesma forma não somos desorganizados, só precisamos nos organizar mais! Simples assim!

Quer dizer que não existe desorganização?

Sim e não! (confusão? de novo não!) Sim, se a referência for algo ou alguém com um nível de organização bem mais elevado. Não, se as referências forem os passos que se precisa dar para elevar o nível de organização.

Já viram pessoas que se encontram em suas bagunças? Essa pessoa é organizada na ótica dela, porém na ótica de qualquer pessoa ela é desorganizada.

Já viram pessoas que de tão organizada não acham nada, ou tudo está escondido e guardado que não tem nem como encontrar algo mais específico? Essa pessoa pode ser vista como organizada, mas na verdade ela está com os pensamentos bem confusos!

O que quero apontar com esse artigo, que o linkedin me convidou escrever, é que podemos nos organizar mais sem sermos desorganizados, e sim avançar, evoluir de nível.

  • Peça ajuda de um amigo ou parente que tenha sinceridade suficiente de te dizer onde você pode se organizar mais;
  • Seja flexível no seu método, se permita tentar guardar suas coisas em lugares novos e permita que outras possibilidades apareçam;
  • Estude mais os comportamentos ao seu redor de colegas, familiares, amigos, repare nos filmes, nos vídeos que assiste e veja como aquela outra pessoa pensa ou formula suas falas e raciocínios. Organize-se pelo exemplo daquele que está mais próximo de você;
  • Por fim, seja paciente. Você não muda da noite pro dia e as pessoas ao seu redor também não.

Durante o ano de 2018 fui convidado a participar da reorganização de uma empresa que estava com suas operações super “desorganizadas”. Levamos uns dois meses para entender realmente o que faziam e partimos para um projeto de reorganização.

Nesse projeto identificamos etapas de 3 a 4 meses cada uma, e montamos uma plano de ação de uma reestrutura sistemática e começamos a eliminar aos poucos cada operação “fútil” que existia por alí e substituimos por novos fluxos com a implantação de um sistema de gestão organizacional acoplado ao sistema deles de cadastros e de estrutura de dados, ou seja, usamos um novo sistema para eles continuarem a usar o mesmo sistema de sempre, só que com outra ótica.

O auge desse projeto foi chegar agora, no fim do ano, numa reunião de apresentação das mudanças aplicadas e ver que eles passaram o ano inteiro fazendo a mesma coisa, só que de maneira diferente, com mais qualidade e mais agilidade. O resultado foi tão construtivo que eliminamos fatores que faziam os funcionários dessa empresa não poderem tirar férias, pois a operação era tão intensa que não havia margem para uma folguinha! Enfim, reorganizamos tudo.

Será que eles eram desorganizados? O que você acha?

O sistema implantado alí foi o NetPronto. Com ele pudemos melhorar a estrutura toda sem mexer na estrutura em geral, sabe como? Eles continuam com o mesmo sistema de gestão, com o mesmo ERP, só que com uma nova organização!

Em 2019 vamos continuar, pois organizar-se é um processo eterno…

Menu